segunda-feira, 30 de julho de 2012

AdSense - Gerar boa receita em blog com pouco tráfego

Agregador de links
Por que estou dividindo estas dicas?
Voce já ouviu de tudo sobre como tirar o melhor proveito do Google AdSense. Eu passei 2 anos vendo isso na web e odiando saber que todas as dicas são papo furado. Muitas delas eu sequer me dei ao trabalho de testar, porque logo de cara via que a pessoas só estava interessada em uma coisa: criar um post com um título chamativo e conseguir tráfego para seu blog. Sei que ao fazer agora este post serei interpretado por muitos como mais um pretensioso. No entanto, como sempre digo, é impossível a mim descobrir algo que dá certo, ou resolver um problema, sem compartilhar com os outros. É assim desde que iniciei na web em 2007. Se alguma coisa funciona, não guardo segredo, compartilho na rede para que outros se beneficiem. Para que outros sintam a mesma alegria que eu sinto sempre que algo funciona.

Primeira ação:
Diminuir a quantidade de anúncios na página.
Essa é uma orientação muito comum, e quase toda a maioria a recomenda. No entanto, vamos explicar detalhadamente o seu porquê. Saiba que quanto mais anúncios há na página visualizada pelo visitante, mais os RESULTADOS do clique no anúncio terão o valor fracionado. Lembre-se que é praticamente descartável a ideia de que alguém clique em mais de um anúncio sem sair da página. Neste caso, é isso corresponde a quase 100% das vezes, em uma página onde existem 3 anúncios(o limite do AdSense por página), dois anúncio será reportados à contabilidade do sistema como SOLICITAÇÕES DE ANÚNCIOS sem CLIQUES.
Ex.1: Em uma página com três(3) anúncios
100 visitas=300 solicitações de anúncio=10 cliques 
CTR=0,80% 
CPC=03%  
(aqui, 300 solicitações divididas por 10 cliques=30 ). O que isso significa? Que seus visitantes precisaram ver 30 anúncios para poder clicar em 1.

 Ex.2: Em uma página com um(1) anúncio:
100 visitas=100 solicitações de anúncios=10 cliques
CTR=1,50% 
CPC=15% 
(aqui, 100 solicitações divididas por 10 cliques=10 ). O que isso significa? Que seus visitantes precisaram ver 10 anúncios para poder clicar em 1.
 Pense o seguinte: 
VISUALIZAÇÕES DE ANÚNCIOS=SEU ÔNUS. 
CLIQUES=SEU BÔNUS.

Note que no primeiro exemplo, o sistema contabilizou 300 solicitações de anúncios. Já no segundo, foram contabilizados apenas 100 solicitações. Qual dos dois exemplos recomendamos a voce? O segundo, pois com menos solicitações o valor do clique não será fracionado(dividido por três), resultando em taxas CTR e CPC negativas(elas são fatores de cotação do clique).

A estratégia consiste em REDUZIR ÔNUS(CUSTO) e AUMENTAR BÔNUS(LUCRO). O que está esperando para limpar sua página? afinal, seu blog é uma página de assuntos interessantes ou uma loja virtual?

Sabemos que alguém dirá a voce que mais anúncios geral cliques, mas essa informação não tem procedência. Na verdade, UMA MAIOR VARIEDADE DE ONDE CLICAR pode levar o usuário a optar pela barra do navegador, para voltar à página anterior, que pode não ser à sua. E ainda que seja, se ele teve que navegar em 5 página para poder clicar em 1 anúncio, isso prejudicou o valor do seu clique. Lembre-se: A COTAÇÃO DO VALOR DO ANÚNCIO é baseada na relação VISUALIZAÇÕES DE ANÚNCIOS vezes CLIQUES. As taxas serão baixas. Lembre-se também do que avisamos: a cada anúncio clicado em uma página com três anúncios, dois anúncios não são clicados, o que reduz o valor do clique.

O próprio Google lembra: "se você tiver três blocos de anúncios em uma página, gerará três solicitações de anúncios. Se dois desses blocos de anúncios exibirem anúncios e um não exibir anúncios, a cobertura para essa página será de 66,67%." Isso é uma referência à 'Cobertura', que é a proporção entre o número de 'Solicitações de anúncios' e o número que é retornado para o site.

Conclusão: Essa cobertura exigirá um maior acerto na segmentação do três bloco de anúncios, caso contrário, invariavelmente ocorrerá ausência de anúncio em um dos três blocos, e com isso uma menor cobertura, o que reduzirá os indicativos de lucro em seu AdSense. Neste caso, nada se encaixa muito bem o ditado que diz que MENOS É MAIS.

Segunda ação:
Crie um critério personalizado

Em seu AdSense, na 'Página inicial', clique em 'Meus anúncios'. Depois, clique em 'Critérios personalizados'. Agora, clique em 'Novo critério personalizado'.

Vamos a um passo a passo?
1- Dê nome ao seu critério(não abuse da criatividade, pois os anunciantes do Google verão o nome do seu critério).
2- Marque essa caixa para expandir áreas a serem preenchidas. Viu o que eu falei? leia o texto: "Exibir este critério personalizado para os anunciantes como um canal de anúncios segmentados".
3- Dê uma noção de em que local o anúncio será exposto em seu site(coluna lateral, Conteúdo, Cabeçalho, colina direira).
4- Especifique exatamente o local.
5- Do que voce fala em seu blog ou site? De Política, de Caça e pesca? Lembra das TAGs? Ponha ai alguma palavras-chaves, para que o Google possa segmentar as campanhas. Isso ajudará ainda mais o que no AdSense já é perfeito: a combinação entre os anúncios e o conteúdo da sua página.
6- Salve.(Não se preocupe, depois voce saberá o que fez)

Terceira ação:
Crie um anúncio(bloco de anúncio) personalizado.
Em 'Meus anúncios', clique em 'Blocos de anúncios'. Agora, clique em 'Novo bloco de anúncios'.

Vamos a um passo a passo?
1- Dê um nome ao seu bloco de anúncio(ao coerente com o nome que voce deu ao Critério personalizado)
2- Escolha o tamanho(ou tipo) do seu anúncio(recomendamos 336x250;250x250 ou 200x200).
3- Recomendamos "Somente anúncios de texto"(a menos que voce esteja se dando bem com o AdSense ao ponto de desprezar nossas dicas).
4- Selecione "Preencher espaço com uma cor sólida" e escolha uma cor diferente do fundo de sua página(clique na cor ao lado do código que a caixa de poções de cores aparecerá).
5- Clique em 'adicionar' selecionando assim o 'Critério personalizado' que voce criou lá atrás(lembra?).
Contudo, escolha uma cor sóbria, apenas para que, em caso do anúncio do Google não aparecer, o fundo destacar a área mostrando que o espaço não está vazio. Isso ocorre geralmente quando o sistema do Google, por alguma razão, examina o URL do seu post a fim de verificar se não há alguma infração às regras do AdSense.

Personalizando a aparência.
O que voce fazer aqui é "camuflar"(chame isso de integrar) ao máximo seu anúncio em sua página.
1- Clique em 'Usar configurações personalizadas'.
2- Clique no quadradinho e irá aparecer uma caixa de opção de cores, como acima. A borda deve ser da mesma cor do fundo da sua página.
3- Dê ao título a mesma cor da fonte dos posts em seu blog. Se seu site tem links, ponha isso da mesma cor dos links(não tenha medo de identificar seus links).
4- Dê ao plano de fundo a mesma cor do fundo da sua página(da página onde voce integrará o anúncio). Lembre-se: o fundo de sua página, as bordas do seu anúncio e o fundo do seu anúncio devem ter a mesma cor.
5- A mesma cor do texto do seu blog.
6- Tem links seu site ou blog? Identifique ai a mesma cor deles.
7- Sabe quais são as fontes do seu blog? Selecione a fonte idêntica ou aproximada.
8- Escolha tamanho da fonte do seu anúncio igual ao da fonte do texto em seu blog.
9- Aqui, aparecem as mudanças que voce vai realizando(lembre-se: é uma vaga impressão. Como é o anúncio de fato, voce só verá quando implantá-lo em sua página, a pós uns 10 minutos).

Após isso, clique em 'Salvar e obter o código'. Copie e o implemente(cole, instale, ponha) em seu blog.

<div style="width: 45%; float: left;">COLOQUE AQUI UM RESUMO DO TEXTO DA (COLUNA ESQUERDA)</div> <div style="width: 45%; float: right;">COLOQUE AQUI O CÓDIGO DO ANÚNCIO ADSENSE(COLUNA DIREITA)</div> <div style="clear: both;"></div>

Como voce fará isso?
1- Depois de publicado o seu post, volte a editá-lo e escolha a opção 'Editar em HTML'.
2- Empurre o texto para baixo(não apague nada), para gerar um espaço em branco acima do texto. Nele, ponha o código que mostramos(acima).
3- Copie parte do texto, ou assunto do seu post, e ponha esse resumo no local(substituindo) em que está escrito COLOQUE AQUI UM RESUMO DO TEXTO
DA (COLUNA ESQUERDA).
4- Coloque o código do AdSense no campo onde está escrito COLOQUE AQUI O CÓDIGO DO ANÚNCIO ADSENSE(COLUNA DIREITA), substituindo-o.

5- Note que o resumo do texto inserido no código acima deve ocupar uma área equivalente ao tamanho do anúncio.
6-Abaixo do código implementado, deixe a continuação do assunto ou texto. 

Veja como deve ficar:

Quarta ação:
Monitore a taxa de 'Solicitações de anúncios' vezes 'Cliques' a fim de realizar ajustes em seu bloco de anúncio e em sua página.
Depois de um dia de implementadas as mudanças acima, comece a monitorar as mudanças.
1- Na 'Página inicial', em seu AdSense, clique em 'Meus anúncios', depois em 'Critérios personalizados'. Clique em 'Visualizar relatório', correspondente ao seu critério personalizado. No exemplo, o seu seria "BannerBom".
2- Em seguida, selecione a data corrente(o dia de hoje):

Desmarque as demais opções e concentre-se destes dois aspectos: 'Solicitações de anúncios' e 'Cliques'.

Depois use e abuse da checagem nos demais ítens. No entanto, segundo eu penso, só isso é importante para que voce melhore o desempenho do seu AdSense. Os dois ítens respondem a uma questão crucial na vida de qualquer blogueiro que quer ganhar uma graninha com o AdSense: Uma, estão acessado? Duas, estão clicando? A otimização consiste de obter o máximo de cliques por visualizações de anúncios.

Organize uma tabela em alguma planilha do seu compuador(pode ser o WordPad):

Nela divida o número de 'Solicitações de anúncios' pelo número de 'Cliques' e anote o resultado ao lado do horário.

Ex.: 2.800/44=63 (2.800 solicitações de anúncios divididas por 44 cliques igual a 63 visualizações por cliques).  Em outras palavras, a cada 63 visualizações alguém clicou.

Realize melhoria na edição do 'Bloco de anúncio' e cheque este parâmetro em intervalos de 1 hora ou duas horas, como quiser.

Antes de realizar essas mudanças, o ideal é que voce conheça o tráfego do seu blog através de um sistema de monitoramento de tráfego como o Google Analytcs ou o Histats. É importante que voce verifique em vários dias quais são os horários que a taxa 'Clique/Solicitações de anúncios' oscila para baixo ou para cima. Para que? Para que saiba distinguir o que é uma mudança ocasionada pelo horário (uma mudança comum) do que virá a ser uma mudança ocasionada por suas customizações.

Na tabela acima, vimos que a taxa foi baixando, de hora em hora, a medida em que o blogueiro foi "mexedo" na página(no blog), retirando ofertas de links para os visitantes clicarem além do anúncio do AdSense, retirando os links para outros posts abaixo do post em questão, tirando algumas imagens que roubavam a atenção do internauta, etç.  A finalidade é baixar ao máximo essa taxa, pois, por exemplo, quando ela atingir uma fração de 30(só por exemplo) isso significa que a cada 30 'Solicitações de anúncio' um 'Clique' foi dado. Se diminuir para 20, que dizer que seu anúncio está tão "CLICÁVEL" que a cada 20 Solicitações, 1 clique é dado. Seu blog vai render bem, mesmo com pouco tráfego. E sabe por que? Por que suas taxas foram otimizadas.

Veja um exemplo prático:

No blog da sua esquerda(o primeiro), U$0,40 é o valor do seu clique. No blog da sua direita(o segundo), o valor do clique é de U$0,08. Enquanto o AdSense paga praticamente U$1,00 por dois cliques em um blog pouco acessado(uma média de 174 visualizações por cada 60 minutos), o mesmo AdSense paga U$0,16 por dois cliques em um blog bem visitado(com uma média de 1.887 visitas por cada 60 minutos).

Veja um outro exemplo:
Dois cliques em um blog com 12 vezes mais acesso que outro(2.516), em 2 cliques tem praticamente o mesmo rendimento que um blog com tráfego inferior(208) em apenas 1 clique(veja acima). Veja que o RPM de um(o de cima) é de U$0,18. Já o de baixo é de U$1,95.

Dá para perceber que o que manda no rendimento de um blog para dar lucro com o AdSense não é somente o tráfego, mas depende principalmente de técnicas de otimizações. 

Sucesso!

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Por isso que tenho só dois anuncios no topo do meu blog de 336x280 eu tenho quase 250 mil visitas por mês e cpc de 0,11 mudei as estratégias cpc de 0,25 menos anuncios cpc alto fica a dica http://maxmegacuriosidades.blogspot.com.br/

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  3. Parabéns pelo post!
    Imaginei que tinha algo errado na forma de pensar, que quanto mais anúncios mais lucro. Porque no meu caso, o valor do clique sempre era menor, quando tinha mais solicitações. Mas não conseguia enchegar, o porque...rs

    Seu post me abriu a visão. E deu um novo folego.


    Valeu. Um abraço.

    Udinei Silva

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  4. Também pensava que quando mais anuncios melhorava o cpc, realmente esta dica me animou, andei rios no google atras de um tutorial desse nível. Parabéns por compartilhar, vou colocar esta página nos meus favoritos e implementar em meu blog estas otimizações! Obrigado!

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  5. Ok, Henrique. Que bom. Sucesso!

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  6. Muito bom o post, tenho cerca de 70 a 120 mil visitas por dia, o custo do cpc de 0,10 a 0,13 ... acho que estou sendo muito mal pago por não estar sabendo otimizar os anúncios, atualmente uso 3 blocos por ser blog de humor, acredito que não dê para melhorar muito o CPC, e infelizmente testei durante uma semana apenas um bloco e no final o resultado foi inferior mesmo o CPC crescendo R$ 0,03, certamente que este post é o mais prático e sem #mimimi que vi na rede até o momento, abraço.

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  7. Certo, amigo. Que bom. Forte abraço!

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  8. Olá Tarcisio, pensei que você fosse o meu primo, que tem o mesmo nome seu rsrsrsr. Hoje que conheci seu blog, através de uma amiga. Meu tráfego não é como o dos amigos acima, pouco mais de 100 visitas/dia, as vezes menos, mas eu tinha 3 blocos e agora que vi seu blog estou com dois e quero muito melhorar meus ganhos. Amei o que você disse, sobre gostar de contar o que você aprendeu, parabéns. Eu também ensino coisas de artesanato no meu blog e também conto coisas que aprendi sobre Adsense e outros. Muito obrigada, tenho muito a aprender com você. Bom fim de semana, abraço...

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  9. Olá, Inês. É gratificante sua visita. Que bom termos o mesmo sobrenome. Um grande beijo e sucesso com o blog.

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